Equador: guia de alta montanha a partir de Quito
Compartilhar
Morei mais de sete anos no Equador e estudei numa escola chamada Cotopaxi, o nome de um dos vulcões mais bonitos do mundo. Mesmo assim, nunca subi nele. Vinte anos depois, voltei com esse objetivo e encontrei um país de alta montanha que eu praticamente não conhecia.
Quando se pensa em montanhismo na América do Sul, costumamos pensar em Peru, Chile ou Argentina. O Equador quase não entra na conversa. E deveria. Poucos lugares têm tantos vulcões entre 4.700 e 6.300 metros a poucas horas de carro de uma capital. A progressão é quase natural: trilhas perto dos 4.700 m, cumes rochosos acima dos 5.000 m e, depois, vulcões glaciares perto dos 6.000 m. Existe uma cultura de montanha local forte, com uma associação nacional de guias e uma geração de equatorianos com certificação internacional. E a logística cabe numa cidade.
Este texto junta o que vivi nessa viagem com informação verificada pra você planejar a sua. Regras de acesso, glaciares e atividade vulcânica mudam, então vale sempre confirmar com operadoras e órgãos oficiais antes de viajar.
Antes das montanhas: tempo, corpo e logística
A primeira coisa que o Equador ensina é que alta montanha não se resolve com pressa. Quito fica a cerca de 2.850 metros, e quem chega do Brasil sente na primeira ladeira (e olha que sou mineiro,. A cidade já é, por si só, a primeira etapa da aclimatação. Os primeiros dois ou três dias pedem calma: caminhar pelo centro, comer bem, dormir bem.
Antes de qualquer viagem de alta altitude vale lembrar de alguns princípios. O primeiro é subir alto e dormir mais baixo: montanhas como o Rucu e o Guagua Pichincha permitem passar o dia acima dos 4.500 metros e voltar pra dormir na cidade. O segundo é aumentar a altitude de sono aos poucos, com uma noite em refúgio ou acampamento alto antes do objetivo principal. O terceiro é prestar atenção nos sinais. Dor de cabeça, náusea, falta de apetite e cansaço fora do normal são o corpo avisando. Se piorar, desce. E na montanha, a palavra do guia é final.





Nenhum roteiro garante aclimatação. Cada corpo responde de um jeito, e a mesma pessoa pode reagir diferente em viagens diferentes. Uma progressão possível, que é mais ou menos a que eu fiz, seria: alguns dias em Quito, depois Rucu Pichincha, Guagua Pichincha e Illiniza Norte, uma ou duas noites dormindo alto (no meu caso Antisana) e só então o Cotopaxi, com dias de folga pro clima.
Isso leva à pergunta do tempo. Operadoras vendem programas de Cotopaxi de cinco dias, pensados pra quem já chega aclimatado, e roteiros de dez a treze dias com várias montanhas de preparação. Isso é o mínimo. A minha recomendação pessoal, se for possível, é reservar pelo menos 20 dias. Dá pra conhecer o país com calma, aclimatar sem pressa e ter margem pra uma segunda tentativa se o tempo fechar. Não é regra: depende das montanhas que você escolher, da sua experiência e de como seu corpo responde à altitude.
Outra coisa que não é opcional é o guia. Desde 2012, o Ministério do Ambiente do Equador determina que ascensões a montanhas nevadas sejam feitas com guia especializado e licenciado. No Cotopaxi, hoje, a subida ao cume só é autorizada por operadoras e clubes registrados, com guia certificado. Vale procurar guias da ASEGUIM, a Asociación Ecuatoriana de Guías de Montaña, ou com certificação IFMGA/UIAGM, perguntar quantos clientes cada guia leva (em glaciar, o padrão das operadoras sérias é um guia pra dois clientes, no máximo), o que está incluído no preço e o que acontece se o vulcão fechar ou o tempo virar. Mesmo nas montanhas sem glaciar, ir com alguém local é a forma mais segura de lidar com neblina, orientação e segurança das trilhas. Apesar de ter feito todos os picos (com exceção do Cotopaxi) sem um guia, eu acabei conhecendo escaladores e alpinistas locais e pude ir com eles.
Por fim, o equipamento. Uma das coisas mais práticas do Equador é que dá pra montar uma viagem de alta montanha sem chegar com uma mala cheia de material técnico. Ainda mais se você não tiver equipamento técnico. Quito tem lojas e operadoras que alugam quase tudo, várias delas no bairro La Mariscal, perto da Plaza Foch. Pelos preços publicados por lojas locais, uma bota de alta montanha sai entre uns US$ 12 e US$ 25 por dia, crampons por volta de US$ 8, e piolet, arnês e capacete por uns US$ 6 cada. Também se aluga polaina, mosquetão, jaqueta e calça impermeável e barraca, se precisar.
O que eu levaria de casa é a bota, se você tiver uma que já conhece. Bota alugada é o item que mais dá bolha e pé frio; se for alugar, prove com calma e com a meia que vai usar. Fora isso, vale levar o que é pessoal e encosta no corpo: as camadas de roupa (térmica, isolante e uma jaqueta impermeável e corta-vento), luvas fina e grossa, gorro, buff ou balaclava, meias de lã, óculos de sol com proteção alta, protetor solar (na linha do Equador e em glaciar, a radiação é intensa), lanterna de cabeça e garrafa térmica. Recomendo fortemente levar a própria headlamp, pois a de aluguel é muito fraca e pode te deixar na mão. Pras trilhas como Rucu e Guagua, bota de trekking e roupa em camadas resolvem.
Quito, a base
Em 1978, o centro histórico de Quito foi um dos primeiros lugares do mundo inscritos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, junto com Cracóvia, reconhecido como o mais extenso e mais bem conservado da América Latina. Vale dias de caminhada só por isso.
Mas o que mais me impressionou foi a relação da cidade com a montanha. Você está no meio do trânsito e vê o Pichincha encostado nos prédios. Em dia limpo, aparecem vulcões nevados no horizonte. A alta montanha não parece um universo distante. Faz parte da paisagem e da vida da cidade. Em muitos destinos andinos, ela é uma expedição que começa longe. Em Quito, começa no fim da linha do teleférico.
As montanhas
Pra quem quiser uma visão rápida antes de ler:
| Montanha | Altitude | Terreno | Papel no roteiro |
|---|---|---|---|
| Rucu Pichincha | 4.696 m | Trilha + escalaminhada final | Primeira aclimatação, dormindo em Quito |
| Guagua Pichincha | ~4.784 m | Trilha, borda de cratera ativa | Aclimatação, opção de dormir alto |
| Illiniza Norte | 5.126 m | Rocha solta, trechos expostos | Primeiro cume acima de 5.000 m |
| Illiniza Sur | ~5.248 m | Glaciar e gelo íngreme | Técnico, para experientes |
| Antisana | ~5.704 m | Glaciar muito gretado, sem refúgio | Acampamento alto; cume técnico |
| Cotopaxi | 5.897 m | Glaciar | Objetivo principal |
| Chimborazo | 6.263 m | Glaciar, rocha instável, ascensão longa | Para quem já tem experiência |
Algumas altitudes variam conforme a fonte. Usamos os valores mais citados por órgãos e guias locais.
Rucu Pichincha (4.696 m)
O Pichincha é o vulcão que encosta em Quito. Tem dois cumes principais: o Rucu, "velho" em kíchwa, mais antigo, e o Guagua, "criança", mais alto e ativo.
Foi por onde eu comecei. O TelefériQo sobe da cidade até Cruz Loma, a cerca de 3.945 metros, em uns dez minutos. Uma vez que você subiu o teleférico, você pode curtir um pouco do visual lá, comer algo (tem restaurantes) e quando estiver pronto, de lá, são uns 5 km de trilha e cerca de 750 metros de desnível até o cume. O Ministério do Turismo calcula de cinco a sete horas ida e volta e sugere começar a subida até as 11h, porque as nuvens costumam fechar a vista depois do meio-dia. A trilha é de dificuldade média e termina numa escalaminhada curta em rocha. Existe também uma rota secundária que vai pela aresta, bem mais difícil, que pede guia, corda, arnês e capacete. No cume, a temperatura de dia fica entre uns -4 °C e 15 °C.
O grande valor do Rucu é esse: você passa o dia a quase 4.700 metros e volta pra dormir a 2.850. É aclimatação de manual, saindo de um teleférico urbano.
Guagua Pichincha (~4.784 m)
O cume mais alto do Pichincha é um vulcão potencialmente ativo. A última erupção começou em 1999, foi até o início de 2000 e cobriu Quito de cinza. Eu morava em Quito quando ele entrou em erupção e lembro da minha mãe me acordando para ver a erupção da janela da sala.
A altitude aparece entre 4.784 e 4.794 metros, dependendo da fonte.
O acesso é pela parróquia de Lloa, ao sul do vulcão. Uma estrada de terra, normalmente feita de 4x4, leva até perto do refúgio, a cerca de 4.560 metros. Dali, a borda da cratera fica a uns 30 minutos de caminhada e o cume rochoso um pouco acima. Quem quer um dia longo pode fazer a "integral do Pichincha", do Guagua até o teleférico, passando pelo Rucu. Algumas pessoas dormem no refúgio pra ganhar uma noite em altitude. Como é um vulcão monitorado, o acesso ao refúgio e à cratera pode ser fechado; a junta paroquial de Lloa e o serviço nacional de riscos informam as condições.
Illiniza Norte (5.126 m) e Illiniza Sur (~5.248 m)
São dois picos gêmeos separados por um selado, na Reserva Ecológica Los Illinizas, a cerca de uma hora e meia ao sul de Quito. O acesso é pela região de El Chaupi. Do estacionamento até o refúgio Nuevos Horizontes, um dos menores refúgios de altitude do país, a uns 4.700 metros, são duas a três horas de caminhada.
O Illiniza Norte foi a primeira montanha da viagem que pareceu montanha de verdade. O terreno é de rocha, cascalho solto e escalaminhada, com um trecho exposto perto do cume. Na minha experiência, é relativamente acessível pra quem já está se preparando pra algo maior, mas isso depende muito da experiência de cada um e das condições do dia. Com neve ou gelo, o Norte vira outra montanha e passa a exigir técnica de verdade. Capacete é recomendado, e desde as restrições adotadas depois de acidentes em 2012, subir com guia é a regra prática nas duas montanhas.
O Illiniza Sur é outra conversa: glaciar permanente, rampas de gelo que podem chegar a 70° e um terreno que muda com o recuo do glaciar. Exige experiência em escalada em gelo, equipamento completo e guia certificado. Ele não é necessário para aclimatação, ele já é outra praia de curtir uma escalada no gelo e uma aventura mais intensa.
Antisana (~5.704 m)
O quarto vulcão mais alto do Equador fica a sudeste de Quito, com altitude citada entre 5.704 e 5.753 metros. A antiga Reserva Ecológica Antisana, criada em 1993, virou Parque Nacional Antisana em julho de 2021. São cerca de 120 mil hectares que protegem fontes de água potável de Quito e o principal refúgio do condor-andino no país. A paisagem é de páramo aberto, florestas de polylepis e lagoas de origem glacial, como a Micacocha, perto dos 3.900 metros. Lá vivem cervos-de-cauda-branca e mais de 400 espécies de aves registradas. É surreal e sem dúvida o parque nacional mais bonito que já estive.
O acesso é pela região de Píntag, de carro próprio ou de agência, porque não há transporte público até o interior do parque. Há pontos de controle, e as regras de visita, circulação e acampamento podem mudar, quando eu fiz tive que pedir autorização em um site do governo para poder entrar. Vale consultar a administração do parque. O vulcão não tem refúgio: quem tenta o cume monta acampamento base entre 4.500 e 4.700 metros e sai perto da meia-noite, num glaciar muito ativo e gretado, considerado uma das ascensões mais técnicas do país.





Eu não fui ao cume. Passei três dias e duas noites acampado a cerca de 4.500 metros, e foi uma das partes mais importantes da viagem. Numa viagem de alta montanha, nem tudo precisa ser cume. Passar alguns dias numa base elevada também é preparação. E também é experiência: perto de onde montamos nosso camping, tinha uma parede vertical de gelo e por três dias escalamos no gelo para praticar alguns procedimentos.
Cotopaxi (5.897 m)
É um dos vulcões ativos mais altos do mundo, a cerca de 50 km ao sul de Quito, no Parque Nacional Cotopaxi. Um cone quase perfeito, com glaciar no topo e fumarolas na cratera.
Antes de qualquer coisa, a situação atual. O Cotopaxi entrou em processo eruptivo em 2022 e as subidas ao cume foram suspensas. Em 21 de fevereiro de 2024, o Ministério do Ambiente começou uma reabertura progressiva, primeiro só pra grupos organizados: operadoras e clubes de montanha legalizados, com cota de ascensão pedida com antecedência, reserva no refúgio e equipamento em bom estado, incluindo, na reabertura, máscara com filtros contra gases. As operadoras seguem com saídas marcadas pra 2026 e 2027, mas o acesso pode ser suspenso de novo a qualquer momento. Antes de fechar a viagem, vale checar o Instituto Geofísico e a administração do parque.
A subida em si tem uma rotina particular. No primeiro dia, você sai de Quito (uma hora e meia a duas de carro), faz o registro no parque e caminha do estacionamento até o refúgio José Rivas, a 4.864 metros. São só uns 45 a 60 minutos, mas pesam. Depois, jantar cedo, uma sopa quente e cama por volta das seis da tarde. Perto das onze da noite, todo mundo de pé. A saída é por volta da meia-noite, e são de cinco a sete horas de subida no glaciar pra chegar ao cume entre seis e oito da manhã, perto do nascer do sol. A descida até o refúgio leva mais duas ou três horas. No total, algo entre oito e doze horas de atividade, com temperatura abaixo de zero, vento, gretas e encostas de neve e gelo. Depois da última erupção, o topo ficou com mais gelo e cinza do que neve.





O equipamento técnico é bota de alta montanha compatível com crampon, crampons, piolet, arnês, capacete e corda. A rota normal é considerada de dificuldade moderada com pouca escalada em gelo, mas exige técnica básica de neve e gelo, bom condicionamento e aclimatação de verdade. E subir sem guia certificado é proibido.
Esse era o grande objetivo da viagem. A rotina é estranha e bonita: sopa, saco de dormir às seis da tarde, despertar às onze, horas no escuro com o mundo reduzido ao círculo da lanterna. Faltando 50 minutos pra gente chegar ao cume o tempo, que já não estava bom, virou completamente, obrigando todos a voltar pro refúgio (alguns já tinha voltado antes).
Mas não chegar ao cume também faz parte. O tempo, o vento, a condição do glaciar, o ritmo da dupla e a resposta do corpo decidem a noite. Honestamente para mim está mais que feito, senti e curti tudo que queria no Cotopaxi e no final respeitamos a montanha e nossos próprios limites.
Chimborazo (6.263 m)
A montanha mais alta do Equador tem uma particularidade famosa. Medido a partir do nível do mar, o Chimborazo fica bem abaixo do Everest, que tem 8.849 metros. Mas a Terra não é uma esfera perfeita: é mais larga na linha do Equador. Como o Chimborazo está a cerca de um grau ao sul dessa linha, o cume dele fica a uns 6.384 km do centro da Terra, cerca de 2 km mais longe que o cume do Everest. É o ponto da superfície do planeta mais distante do centro, com o Huascarán, no Peru, muito perto em segundo.
A subida costuma partir do refúgio Whymper, a 5.000 metros (há também o Carrel, perto dos 4.850). A saída é por volta da meia-noite, com sete a dez horas até o cume e mais três ou quatro de descida. Primeiro vem um terreno rochoso e instável, com risco de queda de pedras, depois neve e gelo em encostas íngremes. A rota termina no cume Veintimilla, e o cume principal, o Whymper, fica mais adiante, do outro lado de um platô de neve. Não tem escalada em gelo vertical, mas exige experiência prévia com equipamento de alta montanha, muita resistência e aclimatação completa.
O Chimborazo não é uma extensão natural do Cotopaxi. É outra escala de esforço, exposição e altitude, e faz sentido pra quem já tem experiência em glaciar e acima dos 5.500 metros. Eu não tentei. Na época, provavelmente não tinha experiência suficiente. Fica como objetivo.
Entre uma montanha e outra
Os dias de descanso também fazem parte da aclimatação, e o Equador recompensa quem desce da montanha com tempo. Em Quito, dá pra passar dias entre as igrejas da Escola Quiteña, o centro histórico e a vista do teleférico. A uns 30 km ao norte, o monumento da Mitad del Mundo marca a linha do Equador. No caminho do Antisana ficam as termas de Papallacta, boas pro corpo depois de dias frios. A lagoa do Quilotoa, dentro de uma cratera, é outra caminhada clássica de aclimatação. E Baños, uma cidade de vale com cachoeiras, é base de vários guias de montanha.
E tem a comida. O tigrillo, banana-da-terra verde amassada com ovo e queijo fresco, nasceu em Zaruma, no sul do país, foi declarado patrimônio cultural imaterial do Equador e é o café da manhã de montanha ideal. O ceviche equatoriano é diferente do peruano: muitas vezes de camarão cozido antes, num caldo de limão e tomate, servido com chifles, que são lâminas de banana frita, e pipoca. O locro de papa, uma sopa cremosa de batata com queijo e abacate, é o que você quer depois de um dia frio. O hornado, porco assado lentamente, é clássico da serra. O encebollado, sopa de peixe com cebola roxa, é famoso como remédio de ressaca. E nas noites frias de Quito, o canelazo, uma bebida quente de canela e frutas, resolve.
Morei sete anos no Equador e conheci a cidade. Voltei vinte anos depois e conheci o país. Se você gosta de montanha e quer um destino de alta altitude menos óbvio, com uma cultura de montanha forte, uma capital fascinante como base e uma progressão natural até perto dos 6.000 metros, o Equador merece entrar na sua lista. Só vai com tempo, com guia e com respeito pela montanha.